Filmes

O PRAZO PARA POSTAGENS FOI ENCERRADO EM  07/12 ÁS 23h. 


Olá

Pessoal, nesta guia vocês poderão encontrar a sinopse de filmes que estabelecem relação com o conteúdo da disciplina. Apresentamos 3 filmes dos quais dois são para análise em casa como forma de complementação ao conteúdo da disciplina e o último será uma atividade extra-classe em nosso último encontro presencial da disciplina.

Filme 1 - A Missão

Sinopse: 


Composto de astros do porte de Robert De Niro, Jeremy Iron e Liam Neeson, A Missão retrata a guerra estabelecida por portugueses e espanhóis contra jesuítas idealistas que catequisavam os índios nos Sete Povos das Missões, na América do Sul no século XVIII. De Niro faz um violento mercador de escravos indígenas, que arrependido pelo assassinato de seu irmão, realiza uma auto-penitência e acaba se convertendo em missionário jesuíta. Ele ajuda o líder dos catequisadores, Gabriel (Jeremy Irons) a criar um novo mundo em Sete Povos das Missões, mas os portugueses e espanhóis têm outros planos para aquele lugar. Quando Gabriel se recusa a deixar o que construiu, o exército é mandado para tirá-los de lá a força. Um filme empolgante, vencedor da Palma de Ouro em Cannes e que se notabiliza também pela trilha sonora épica de Ennio Morricone.hospedagem site A baixo o treilher.








Filme 2 - Tempos Modernos 

Um operário de uma linha de montagem, que testou uma "máquina revolucionária" para evitar a hora do almoço, é levado à loucura pela "monotonia frenética" do seu trabalho. Após um longo período em um sanatório ele fica curado de sua crise nervosa, mas desempregado. Ele deixa o hospital para começar sua nova vida, mas encontra uma crise generalizada e equivocadamente é preso como um agitador comunista, que liderava uma marcha de operários em protesto. Simultaneamente uma jovem rouba comida para salvar suas irmãs famintas, que ainda são bem garotas. Elas não tem mãe e o pai delas está desempregado, mas o pior ainda está por vir, pois ele é morto em um conflito. A lei vai cuidar das órfãs, mas enquanto as menores são levadas a jovem consegue escapar. Assista o filme aqui abaixo ! 








Filme 3 - Gonzaga de Pai para Filho 
Trailler do filme: http://www.youtube.com/watch?v=ooISXnf8uw4

Um pai e um filho, dois artistas, dois sucessos. Um do sertão nordestino, o outro carioca do Morro de São Carlos; um de direita, o outro de esquerda. Encontros, desencontros e uma trilha sonora que emocionou o Brasil. Esta é a história de Luiz Gonzaga e Gonzaguinha, e de um amor que venceu o medo e o preconceito e resistiu à distância e ao esquecimento.

Este último filme será convertido em atividade extra-classe. Nós iremos assistir em uma sala de cinema a combinar com a turma. A partir dos vários momentos históricos relatados no filme refletir sobre as várias características, históricas, políticas e sociais que são abordadas em cada contexto, e como estas mudanças contribuíram para a estruturação de nossa sociedade em seu atual formato.    





25 comentários:

  1. o filme Tempos modernos não esta mas disponivel no You Tube!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este outro link está o filme todo.

      http://www.youtube.com/watch?v=D_kpovzYBT8

      Abraço.

      Excluir

    2. Elielson eu consegui os filmes. Se você precisar eu repasso para você. leve seu pendrive. Eu tenho na minha máquina gravado e estou com o filme: Gonzaga de Pai para filho e baixando: A missão.
      abraço
      Sônia

      Excluir
    3. Beleza Sônia, obrigado levarei sim!!!!!!!!!!!!!!!!!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Dia 17, a sessão será possivelmente as 13:10 no Plaza Casa Forte, teremos aula ela manhã e sairemos para o almoço as 10:00 e nos encontraremos lá as 12:30, para poder assegurar os lugar.

      Semana próxima compramos os ingressos.

      Abraço.

      Excluir

  3. Prof: Francisco.

    Estou enviando uns textos, que eu acredito que seja interessante.
    Aguarde!

    ResponderExcluir
  4. O filme Tempos Modernos é um clássico que continua sendo contemporâneo a fim de esclarecer a Revolução Industrial, Capitalismo e o Marxismo. Charles Chaplin reuniu em um único filme esses três elementos do processo sócio-político da atualidade.

    ResponderExcluir
  5. O filme de Gonzaga de pai para filho tem três momentos históricos do Brasil: a Revolução de 1930, a 2ªGuerra Mundial e a Ditadura Militar. O primeiro envolve a crise econômica de 1929, a eleição de Getúlio Vargas para dar início da Era Vargas e a política do café com leite. o segundo caracteriza-se pela ingressão do Brasil na Segunda Guerra Mundial na exportação de seus produtos industrializados e matéria-primas. Já a ditadura militar foi um golpe dos militares que instaurou a censura de pensamento e de ideias e combate ao comunismo no Brasil.

    ResponderExcluir
  6. Concordo plenamente com a colega Roberta, onde encontramos na linha do tempo citada pela mesma ( a Revolução de 1930, a Segunda Guerra Mundial e a Ditadura Militar) de acordo com a importância dos fatos acima mencionados acorreram mudanças que mudaram politicamente, historicamente,socialmente e filosoficamente a formação educacional do nosso país.

    ResponderExcluir
  7. O FILME A MISSÃO É MARAVILHOSO, MOSTRA A CRUELDADE COM QUE OS ÍNDIOS FORAM TRATADOS NO PROCESSO DE COLONIZAÇÃO, O PROCESSO DE ACULTURAÇÃO INDÍGENA, ONDE OS JESUÍTAS IMPUSERAM A RELIGIÃO E O SEU MODO DE VIDA AOS ÍNDIOS. MOSTRA TAMBÉM A VIOLÊNCIA FÍSICA SOFRIDA PELOS INDÍGENAS.

    ResponderExcluir
  8. Filme Tempos Modernos. O Filme Tempos Modernos apresenta claramente a mecanizaçao do trabalho e da desconsideraçao para com o ser humano. A organizaçao era vista como uma máquina e o homem era uma peça do mesmo. O filme nos faz refletir e discutir todo o conceito que a teoria científica trouxe, nos auxiliando a compreeder todo o contexto e realidade da época.Ainda vivemos essa realidade numa sociedade capitalista no processo sócio~político da atualidade. Eurides Pereira Nunes.

    ResponderExcluir
  9. O Filme A Missão baseado em fatos reais uma realidade cruel que escravisa e trata da época da expulsâo dos jesuitas do reino português devido a crise nas relações entre coroa portuguesa e a companhia de jesus. O filme em estudo tem muito a ver com a disciplina pois deixou bem claro que o que moveu a coroa portuguesa a expulsar os jesuitas nao foi a preoculpação com os indígenas, é óbvio,questões políticas. Após descorberta do novo mundo, os habitantes do paraiso só poderiam ter três destinos: ou perder seus costumes e crenças para uma nova cultuta, em nome de Deus; ou serem escravisados como animais selvagens,ou serem dizimados pelos colonizadores.

    ResponderExcluir
  10. Ao assistir o filme TEMPOS MODERNOS, percebi enumeras críticas sobre a desigualdade entre as classes sociais; onde a sociedade capitalista explorava o proletariado. Deixando o operário alienado pelo trabalho com os movimentos repetitivos nas máquinas e cronometrando o tempo dentro das fábricas em produção de grande escala – a época da revolução industrial; mostrando desta forma, a proliferação das máquinas contra o trabalhador. Ou seja, a vida na sociedade industrial era caracterizada pela produção, baseando-se no sistema de linha de montagem e criticando a alienação do operário nesse meio de produção, juntamente com a modernidade e o capitalismo crescente da época; uma vez que o trabalhador era manipulado pelo poder do capital.
    O que não difere dos tempos atuais. Em que, quem não for qualificado o suficiente para trabalhar em um computador, ficará de fora do mercado de trabalho, uma vez que sem esse requisito, que se equipara ao fato de saber ler e escrever, tais indivíduos seriam considerados analfabetos, estariam excluídos das possibilidades de trabalho que hoje se manifestam.

    ResponderExcluir
  11. A historicidade contida neste filme é de grande valia diante dos fatos apresentados por um cidadão que não apagou suas origens, dando enfase a cultura de seu povo para as gerações.
    Aborda o coronelismo; o latifúndio; a revolução de 30; a 2ª Guerra Mundial; as novas conquistas tecnológicas; o Movimento da Bossa Nova; um viés popular predominante e comparativo das classes sociais e das regiões. Comparação entre o nordeste e os morros cariocas da época; a migração do interior para a cidade grande.Enfim, Luis Gonzaga ainda repassa em seu centenário, aquilo que realmente ele é - "O rei do Baião"!.


    ResponderExcluir
  12. O filme "Gonzaga de pai para filho" retrata em épocas toda a forma de expressão de cidadãos pobres de lugares diferentes, vivendo conflitos pessoais, regionais, sociais, políticos e expressando através de suas músicas, os desencontros e encontros de suas origens.

    ResponderExcluir
  13. O filme GONZAGA DE PAI PARA FILHO, remete a ascensão de um cidadão pobre do interior do Nordeste vivenciando em épocas diferentes, os conflitos e problemáticas sociais; políticas religiosas existentes dentro do contexto real, representada na migração para a cidade grande e a luta por sobrevivência.
    Os protagonistas do filme - pai e filho - enfatizavam a cultura regional e o compromisso em divulgar a sua origem e seus conflitos pessoais através da música, tendo principalmente a preocupação em dar uma educação de boa qualidade para o filho, mesmo não estando próximo ao mesmo.

    ResponderExcluir
  14. Os jesuítas preocupavam-se em transformar a experiência missionária e o cotidiano indígena, institucionalizando sua crença cristã e sua cultura européia. Os jesuítas defendiam a importância de os indígenas; através de um diálogo linguístico e cultural lento, influenciando esses povos indígenas e consequentemente sendo também influenciados pelas culturas dos índios.
    Contudo, a aculturação dos índios pelos jesuítas, fez com que os índios ficassem totalmente expostos expostos aos colonos, cujo objetivo era escravizar os nativos.

    ResponderExcluir
  15. Época da revolução industrial, os trabalhadores eram vistos como objetos dentro da indústrias, que realmente se importavam com o lucro.
    O filme traz sérias críticas ao sistema capitalista. A luta por melhores salários, por melhores condições de trabalho e por uma carga horária menor que, nas idéias socialistas, se traduzia da seguinte forma: um operário trabalhava muito para fabricar um produto, mas com o dinheiro que ele conseguia ganhar no mês, nem poderia comprar o mesmo produto.
    É uma crítica à modernidade e ao capitalismo; representado pelo modelo de industrialização, onde o operário é engolido pelo poder do capital e perseguido por suas idéias subversivas; trata também das desigualdades entre a vida dos pobres e das camadas mais abastadas, sem representar, contudo, diferenças nas perspectivas de vida de cada grupo a chamada segregação social.

    ResponderExcluir
  16. O filme "A Missão" é uma produção inglesa de 1986, baseada em fatos reais,dirigido por Roland Joffé e escrito por Robert Bolt, a narrativa trata da expulsão dos jesuítas da colônia portuguesa devido à crise entre Portugal e a Companhia de Jesus. Conhecemos as missões jesuíticas por sua catequização e pela aculturação da identidade indígena. Mas o que realmente,estava por trás destes atos era expulsar os jesuítas não pela preocupação com os índios, e sim questões políticas. Os habitantes do Novo Mundo, na perspectiva do escrito Robert Bolt, só podiam ter três destinos: perder seus costumes e crenças para uma nova cultura, em nome de Deus; ou serem escravizados como animais selvagens; ou serem dizimados pelos colonizadores.

    ResponderExcluir
  17. "Tempos Modernos" nos mostra o realismo de uma época que trouxe mudanças no modo de vida, o consumismo advindo com a Revolução Industrial. Chaplin não critica tão somente a mecanização das máquinas industriais, mas também a outras questões sociais da época: comunismo, anarquismo, grande depressão americana,fome, pobreza. Trabalhando com Paulette Goddard, o diretor fez um filme revolucionário descrevendo de forma satirica a realidade de sua época.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Gonzaga - de pai para filho" tem uma fotografia e figurino que expressam a realidade do sertão nordestino e da cidade do Rio de Janeiro entre os anos 1920 e 1980,as imagens retratam a dura realidade do sertão, trazando em seu bojo uma emocionante trajetória de amor, sucesso e desilusão, sertão este que foi palco para tantos clássicos de Luiz Gonzaga. Gonzaga revolucionou a relação entre Sul e o resto do país. Haja vista que nos anos 30 aos olhos do Sudeste, o Brasil era o eixo Rio-São Paulo e Norte (onde não significavam culturamente nada). A boemia carioca do centro da cidade, os grandes salões de festas da Lapa, o estúdio do programa da rádio comandada por Ary Barroso,são marcantes durante a narrativa.

      Excluir
  18. No filme Tempos Modernos podemos observar a desigualdade entre pobres e ricos, onde se ver claramente a exploração dos trabalhadores pelos capitalistas onde estes são submissos e alienados onde se tornam sujeitos mecanizados, vivendo em função de horários tornando-se peças de uma grande máquina, se movimentando em função da tecnologia. Também podemos observar no filme o consumismo da sociedade como forma de status e o stress por conta da urbanização. Este comentário foi postado por Maria Salvina dos Santos

    ResponderExcluir
  19. Professor me desculpe estava com uma crise alérgica não tive condições de postar antes! Maria Salvina dos Santos

    ResponderExcluir